16 de nov de 2009

Como fazer seu próprio filme!

O primeiro passo para sua carreira de cineasta é simples: ter uma boa idéia. Quando a grana é curta, uma dica para fazer filmes bacanas sem gastar muito é desenvolver bastante essa ideia inicial por meio de bons diálogos, que não exigem muita produção ou efeitos especiais para ser gravados.

Antes de colocar a mão na massa, um item essencial é escrever o roteiro. Nele, rola desde a descrição das principais cenas e diálogos até como são os cenários. Quanto mais detalhado o roteiro, mais fáceis e organizadas serão as gravações:

> Um enredo legal sempre conta com alguma espécie de conflito psicológico, seja entre dois personagens ou de um personagem consigo mesmo. Assim, capriche nesta “questão existencial” e, claro, em como ela será resolvida.

> Na falta de bufunfa para o cachê de atores, vale chamar os amigos que mais se encaixem no perfil pensado para os personagens - e, claro, que tenham o mínimo de desenvoltura para interpretar os papéis. E sempre é bom lembrar: ter uma amiga gata no filme pode dar uma boa mãozinha para a audiência.

> Na hora de filmar, tente não deixar a galera nos cantos ou muito embaixo da tela. Num bom enquadramento, os olhos do personagem ficam mais ou menos no terço superior da imagem

> Se você não tiver um tripé, procure sempre apoiar a câmera em algum móvel enquanto rolam as filmagens. Além de evitar tremedeiras, pode render ângulos inusitados, como ao deixar a câmera em algum lugar mais alto

> Para criar o climão das cenas, o segredo é posicionar bem as luzes, que podem ser desde lanternas a velas. Uma luz que vem debaixo, por exemplo, passa um clima mais tenso, como nos filmes de terror. Já uma luz colocada atrás do personagem - a chamada contraluz - cria um visu mais misterioso

> Além da iluminação, a decoração de cada ambiente com objetos apropriados para a cena ajuda a compor o climão desejado

> Hoje há vários programas de edição para você dar uma cara ainda mais profissa a seu vídeo - e muitos são disponíveis de graça na internet. Dá para fazer truques simples, mas bem bacanas. Por exemplo, tratar as cores das cenas, usando tons mais "quentes" (como o laranja) em cenas divertidas ou tons mais "frios" (como o azul) nas deprês.

> Os programas mais usados para edição são o Adobe Premiere, para quem tem um PC, ou o Final Cut, para quem usa um Mac.




Faça você mesmo! Alguns efeitos especiais usados no cinema podem ser feitos em casa numa boa. Veja os truques caseiros que podem dar um grau no seu filme:

- Sangue - Poucas coisas causam tanto impacto numa cena quanto sangue jorrando. O truque para fazer em casa é misturar xarope de milho, água, corante alimentício vermelho e um pouco de xarope de chocolate, que garante a textura mais realista à sangueira

- Vidro - Como quebrar vidros é caro - e, sobretudo, perigoso -, cenas violentas, tipo espatifar uma janela com um soco, podem ser feitas usando “vidro” caseiro. O segredo é misturar água, açúcar e xarope de milho, levar ao fogo e depois colocar esse caldo num molde com o formato desejado

- Membros decepados - Se você quiser barbarizar geral, e gravar cenas com membros decepados para todo o lado, é só enrolar espuma ao redor de canos finos de pvc fino e depois tingir com spray – só não chame a sua avó para assistir!

- Cicatrizes - Assustadoras marcas de cortes podem ser feitas com látex - que você encontra facilmente em lojas de decoração para festas - ou argila. O segredo é caprichar na maquiagem para que as cicatrizes fajutas tenham a mesma cor da pele.



Terminado o filme, a internet é um excelente meio para divulgá-lo. Você pode postar o vídeo em sites como YouTube ou Vimeo e, em seguida, avisar a galera toda através de blogs ou sites de relacionamento, como Orkut, Twitter e Facebook. Se o filminho cair no gosto dos internautas, é sucesso na certa - daí é partir para gravar o próximo!
____________________________________________________________________________________

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários:

Luiz Carlos Filho 21 de novembro de 2009 12:33  

muito obrigado, cara, tu me ajudou bastante!

Anônimo 13 de setembro de 2011 17:57  

Nóssa obrigadão me ajudou muuito a fazer uma pesquisa pois irei fazer um filme na escola com as amigas etc.. beijão ass:isabela

Related Posts with Thumbnails

oucaalto.blogspot.com no linkto Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar aos Favoritos diHITT