28 de nov. de 2009

As incríveis pirâmides do Egito!

Existem mais de 80 pirâmides no Egito, mas as mais conhecidas são as 3 pirâmides de Gizé.

Elas foram construídas como tumbas reais para os faraós: Kufu, Quéfren e Menkaure – pai, filho e neto. Existem camadas dentro das pirâmides, onde foram enterrados rainhas, sacerdotes e pessoas do governo, ou seja, existe uma cidade dos mortos dentro das pirâmides.



A maior delas é denominada a "Grande Pirâmide" e foi construída cerda de 2550 a.C.:

> Ela manteve-se como a mais alta estrutura feita pelo homem por 4.400 anos, até a construção da Torre Eiffel, em 1900. Possue 146,6 metros altura e 230,38 metros de base. Se você pegar 2 vezes o comprimento da base e dividir pela altura...

> Ocupa a primeira posição na lista das 7 maravilhas do mundo. A "Grande Pirâmide" já era a mais antiga dentre todas as maravilhas do mundo antigo e é justamente a única que se mantêm até hoje.

> Estima-se que foram necessários aproximadamente 100.000 trabalhadores por mais de 20 anos para construí-la. Ao contrário do que se aprende nas escolas, eles não eram escravos e sim trabalhadores livres.

> Foram usados aproximadamente 2,6 milhões de enormes blocos de calcário, cada bloco pesava em média 2,5 toneladas, mas isso variava: o tamanho diminuía de acordo com a altura, e em lugares específicos, como a câmara do faraó, havia pedras gigantes, estimadas em até 80 toneladas. Se todos os blocos de pedra fossem alinhados sobre a linha do equador, cobririam 2/3 do mesmo.

> A construção da pirâmide foi feita com pedras justapostas, ou seja "encaixadas", sem auxílio de cimento ou qualquer material colante, e alguns blocos estão tão bem unidos que não é possível passar entre eles uma folha de papel, até mesmo uma agulha. Todos aqueles blocos de pedra foram deliberadamente inclinados e entalhados com exatidão à curvatura da Terra. O raio dessa inclinação é igual ao raio da Terra.

> Os lados da pirâmide estão posicionadas para os quatros pontos cardeais com uma incrível precisão, apresentando somente 0.015% de margem de erro. Atualmente, para se conseguir essa precisão são necessários um teodolito de laser, um mapa dentro dos 10 metros de precisão, engenheiros, astrônomos e mestres de obras. No planeta, há área suficiente de terrenos para oferecer 3 bilhões de possíveis locais para a construção das pirâmides e estatisticamente as chances de uma escolha intencional são de 1 para 3 bilhões.

> Até hoje, não se sabe ao certo como essas pirâmides foram construídas.



Clique aqui para ver as pirâmides pelo Google Maps.
____________________________________________________________________________________

Participe deixando-nos o seu comentário, sugestão ou dúvida e não se esqueça de subscrever os nossos Feeds para se manter a par de novos artigos aqui no OuçA AltO!

Não sabe o que são Feeds? Clique aqui e aprenda simples e rápido!

Participe também da nossa comunidade no Orkut!

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários:

patoshiro 30 de novembro de 2009 às 09:22  

sempre gostei de toda historia e mitologia que envolve o egito e suas civilizações.

Anônimo 21 de dezembro de 2009 às 15:55  

Fantasticos os engenheiros daquela época

Related Posts with Thumbnails

oucaalto.blogspot.com no linkto Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar aos Favoritos diHITT