8 de out. de 2009

Como será o primeiro trem-bala brasileiro?

Trajeto deve ligar São Paulo ao Rio de Janeiro e custará aproximadamente 34 bilhões de reais:



Escalas previstas: Pelos planos do governo, o trem-bala iria de Campinas ao Rio de Janeiro, num trajeto total de 518 km. Entre o ponto final e o inicial a ideia é passar por cinco paradas em cidades estratégicas, a principal delas, claro, em São Paulo.

Por que é rápido: Movido a energia elétrica, o trem-bala é uma variação sofisticada dos trens comuns que já circulam no país. O que o ajuda a ser mais veloz é principalmente o traçado especial (mais reto, com curvas mais abertas) e o menor número de paradas. A viagem de ônibus demora aproximadamente 6:00 horas, com o trem levará apenas 1:30 hora.

Pontes e túneis: Para o trem-bala ser rápido, ele precisa de um traçado o mais reto possível. E para conseguir isso é bem provável que haja muitos túneis e pontes. Um dos projetos já estudados previa que 26% do trajeto seria feito em viadutos ou pontes e 33% em túneis!

Estações elétricas: A energia elétrica necessária para alimentar a linha do trem viria de subestações elétricas espalhadas ao longo de todo o trajeto. Alguns projetos falam em pelo menos 11 subestações. Além delas, seria preciso uma rede de cabos de alta tensão suspensos.

Custo da obra: A previsão oficial do governo é que o trem-bala custe cerca de 34 bilhões de reais!

Velocidade média: Ainda estão sendo estudados modelos de trem-bala de vários países. O japonês N700, um dos mais modernos em operação, tem média de velocidade de 270 km/h. Mas os planos do governo são ambiciosos: fala-se em pelo menos 285 km/h de média!

Vagões e passageiros: Tudo vai depender do tipo de trem escolhido pelo governo. Mas, tomando como exemplo o modelo japonês N700, cada trem seria capaz de levar 546 passageiros em oito vagões, três vezes a capacidade do avião mais usado no Brasil.



Agora é só esperar. Na melhor das hipóteses, uma pequena parte do trajeto entrará em operação apenas em 2014, antes da Copa do Mundo.

Related Posts with Thumbnails

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails

oucaalto.blogspot.com no linkto Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar aos Favoritos diHITT