3 de mai. de 2010

Perguntas e respostas: Asteróides, galáxias e estrelas !

- Qual é a maior estrela do Universo ?

VY Canis Majoris com 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, algo em torno de 1.800 a 2.100 vezes maior que o do Sol.
____________________

- Qual é o formato do Universo?

Os cientistas trabalham com três possibilidades de geometria: plana (como uma mesa), fechada (como a superfície de uma bola) e aberta (como uma sela de cavalo).
____________________

- Qual é a diferença entre asteróide, cometa e meteoro ?

Enquanto o cometa é uma bola de gases congelados, o asteróide é uma grande pedra espacial. O meteoro é apenas um asteróide pequeno.
____________________

- Onde estamos na Via Láctea ?

Os astrônomos deduzem que estamos no meio de um dos braços da galáxia, a 30 mil anos-luz do núcleo, a meio caminho entre a borda e o centro. Calcula-se que existam cerca de 100 bilhões de galáxias.
____________________

- O que é matéria escura ?

É uma parte do universo que sabemos que existe porque exerce força gravitacional, mas não sabemos o que é pois nenhuma luz é refletida lá..
____________________

- Existe alguma prova de que o espaço sideral é infinito ?

Não, e encontrá-la é um dos maiores objetivos da ciência que estuda o Universo.
____________________

- Que coisas o homem já trouxe da Lua e de outros planetas ?

As missões espaciais não trouxeram grandes souvenires, além de amostras de solo e milhares de rochas. Analisadas em laboratório, elas permitiram descobrir 75 novas variedades de minerais.
____________________

- Quantos planetas já foram descobertos até hoje?

Cerca de 150 planetas. Esse número não é exato porque novos planetas são descobertos o tempo todo, assim como equívocos são admitidos.
____________________

-O que aconteceria se a Terra tivesse mais luas?

Seria uma revolução natural. Pelo menos quatro fenômenos sofreriam grandes alterações: o ciclo das marés, a duração dos dias, a iluminação noturna e a quantidade de eclipses lunares.
____________________

- O que aconteceria com a Terra se a Lua se afastasse?

Para começar, os dias seriam 48 vezes mais longos. Durante a noite, as temperaturas matariam todo mundo de frio. Ao longo do dia, ninguém suportaria o calor. No litoral, ventos violentíssimos de 200 km/h seriam uma brisa comum. Sem chance de sobrevivência.
____________________

- O nosso dia sempre terá 24 horas ?

Não. Conforme a Lua se distanciar da Terra, os dias ficarão mais longos. E a Lua continua se distanciando cada vez mais rápido. Mas não se preocupe, esse cenário caótico provavelmente não vai ter testemunhas: em cerca de 1 bilhão de anos, o Sol vai estar 10% mais quente. Isso já será suficiente para fritar qualquer forma de vida por aqui.
____________________

- Como o Sol não apaga se no espaço não existe oxigênio ?

O fato é que o Sol não é uma bola de fogo. Na verdade, a luz e o calor que sentimos daqui da Terra nada mais são do que o resultado do gás hidrogênio aquecido a 2 milhões de graus Celsius. A essa temperatura, qualquer coisa libera energia na forma de luz e calor. Por isso, temos a impressão de que o astro é feito de fogo.
____________________

- Por que os planetas giram ?

Pode parecer óbvio, mas é a pura verdade: os planetas rodam porque não existe nenhuma força para brecá-los. O fato é que tudo tende a manter seu movimento se não aparecer nada que se oponha.
____________________

- Qual foi o último grande meteoro a cair num continente ?

Não faz tanto tempo assim. O último grande meteoro se chocou contra um continente há 95 anos, provocando uma explosão com potência mil vezes maior que a da bomba de Hiroshima. Só não virou a maior tragédia da história humana porque ele caiu em um lugar desabitado, a região de Tunguska, na Sibéria.
____________________

- O que é o cinturão de asteróides ?

É um planeta que nunca nasceu. O cinturão é um conjunto de milhões de pedregulhos espaciais que giram em torno do Sol, entre as órbitas de Marte e Júpiter. O curioso é que todos os planetas se formaram a partir de cinturões assim.
____________________

- A Terra pode ser engolida por um buraco negro ?

Até pode, mas a probabilidade é ínfima, menor do que ganhar 100 vezes seguidas na Mega-sena. É muito mais fácil, por exemplo, o planeta ser destruído antes por um asteróide gigantesco ou ficar chamuscado na explosão do Sol, daqui a 4,5 bilhões de anos.
____________________

- Como surgiu a Lua ?

Provavelmente, a Lua nasceu de uma pancada que a Terra levou. Há mais de 4 bilhões de anos, nosso planeta teria sofrido o maior impacto de sua existência: bateu de frente com outro planeta, um colosso do tamanho de Marte que atravessou a sua órbita.
____________________

- É verdade que o Sol vai morrer ?

Sim, e sem ele, a vida na Terra não tem chance de sobrevivência. A data da tragédia já está marcada, porque é possível deduzir, mais ou menos, quando o combustível do Sol irá acabar: por volta do ano 7.500.000.000.
____________________

- Existem terremotos na Lua ?

Sim, mas na verdade eles são chamados de lunamotos, pois terremotos, como a própria palavra indica, batizam apenas os abalos sísmicos aqui da Terra. Na Lua, os abalos aparecem por causa de puxões que a gravidade da Terra dá no satélite.
____________________

- Por que os planetas têm forma esférica?

Os planetas e, em geral, os demais corpos celestes, são quase esféricos devido à gravidade, que se distribui igualmente em todas as direções.




__________________________________________________________________________________



                    

Related Posts with Thumbnails

20 Comentários:

Vinícius 4 de maio de 2010 às 12:27  

Interessante!!

michael 5 de maio de 2010 às 07:39  

Legal,
incrível !

Unknown 5 de maio de 2010 às 07:41  

Interessante!! (2)

Unknown 5 de maio de 2010 às 07:54  

Muitoo Bommm .

Kauan 5 de maio de 2010 às 08:56  

Muito Bo0m

Nihilist 5 de maio de 2010 às 12:04  

Parabéns pelo post, gostei muito!

Anônimo 5 de maio de 2010 às 13:29  

cara, tem muita informação exagerada ai. e tambem nao tem muita novidade tb!

Anônimo 5 de maio de 2010 às 13:31  

Questão 1 o sol: Se o combustível do sol vai acabar, como de fato irá, como é que ele pode explodir? Para isso a massa dele teria q ser pelo menos 4x maior, causando a contração e explosão. Outro detalhe, o Sol não ficará 10% mais quente, ao contrário, ele esfriará devido a queima dos gases. O q acontece é q devido a expansão das placas, teríamos (se extivessemos vivos) a sensação de q estaria mais quente.

Questão 2: Os planetas giram por causa da gravidade e não pq não tem nada para brecá-los.

Questão 3: Não, a lua não está se distanciando da Terra, nunca esteve nem nunca estará.

Questão 4: Existem mais de 200 planetas catalogados.

Questão 5: Nem todos os planetas se formaram a partir de cinturões de asteróides.

Questão 6: Terremotos são abalos causados por movimentação de placas tectônicas, assim, se tivessem placas tectônicas na lua, haveriam terremotos tb.

E por ai vai...

Sua matéria é interessante e desperta curiosidade, minha intenção foi apenas corrigir alguns fatos.

Abço

Javuh 5 de maio de 2010 às 14:18  

Gostei muito. Foi simples e esclarecedor.

Jessye 5 de maio de 2010 às 16:24  

Nossa , adorei esse post !

Unknown 5 de maio de 2010 às 16:37  

Porque parece que isso aí diz que a matéria escura é um lugar?

o.Õ

ELAINE 5 de maio de 2010 às 16:57  

muito interessante

ELAINE 5 de maio de 2010 às 16:57  

muito interessante

Bruno Gurgel 5 de maio de 2010 às 19:03  

1º - Não, meteoros não são asteróides pequenos. Falando de forma bem simples, meteoros são asteróides que colidem com algum planeta.

2º - Não apenas luz, a matéria escura não interage com a matéria da qual somos compostos de nenhuma forma senão pela gravidade.

3º - Não existem provas de que o universo é infinito porque já sabemos que ele não é infinito. O universo se expande na velocidade da luz desde o Big Bang e, se se expande, não pode ser infinito.

4º - O sol é feito de plasma, um outro estado de matéria (sólido, líquido e gasoso não são os únicos estados da matéria) e aquece nosso pequeno pedaço de rocha espacial por meio de fusão nuclear, fundindo hidrogênio em hélio.

5º - Nem hoje em dia nossos dias tem exatamente 24 horas. Isso varia muito por diversos fatores. E vai demorar bem mais que 1 bilhão de anos pro nosso sol acabar com seu combustível, se tornar uma gigante vermelha e colapsar numa anã marrom. Sem falar que existem muitos outros perigos no universo (magnetares, estrelas de nêutrons, a colisão da nossa galáxia com a de Andrômeda, supernovas, feixes letais de raios Gamma...) capaz de tornar este planetinha inabitável.

6º - O cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter não se tornou um planeta por causa da insana interferência gravitacional de Júpiter, dizendo de forma simples.

7º - Planetas rochosos (como o nosso, logicamente) apenas parecem esféricos. Se der uma olhada nas imagens feitas por satélite que estimam aq forma do planeta sem atmosfera e hidrosfera, verá que a forma da nossa bolinha azul se parece mais com qualquer pedra que vc encontra por aí.

É muito legal você tentar trazer um pouco da beleza da ciência para seus leitores. Pouquíssimas pessoas fazem isso em qualquer formato de mídia. Mas tente pesquisar um pouquinho melhor antes de passar esse tipo de informação. Passar informações científicas erradas acaba gerando mais desinformação ainda. Aliás, mesmo passando informações absolutamente corretas algumas pessoas irão entender errado.
Não leve a mal. É apenas uma crítica construtiva. ;)

Christian Paz 5 de maio de 2010 às 20:38  

Todas as informações desse post foram tiradas do site/revista Mundo Estranho.

Eu resumi grande parte das respostas para não ficar muito massante, mas não alterei o sentido.

Logicamente, se tratando do universo, pouca coisa podemos afirmar com absoluta certeza.

Mesmo assim, obrigado pelas correções.

Bruno Gurgel 5 de maio de 2010 às 21:07  

@Christian Paz

Entendo. O problema é que a astrofísica e a astronomia andam a passos cada vez mais largos e o site Mundo Estranho não atualiza seus artigos na mesma frequência.
Te recomendo este canal no Youtube:
http://www.youtube.com/user/direstraits25

Esse cara faz upload de praticamente todos os documentários do Discovery Channel, National Geographic Channel, History Channel e Animal Planet. Se quiser saber mais sobre o mundo da astrofísica e astronomia, te recomendo os documentários do programa O Universo (era do History Channel, mas parece que migrou para o Discovery). O programa usa linguagem minimamente técnica e convida vários físicos, astrônomos e astrofísicos para darem explicações sobre suas mais recentes pesquisas e descobertas. Existem vários outros documentários sobre nosso universo no canal também.
E sobre as coisas que podemos afirmar sobre o universo, depende do referencial. Já sabemos realmente MUITAS coisas com certeza absoluta. Mas comparado com o que ainda precisamos descobrir, é realmente pouco.

Christian Paz 6 de maio de 2010 às 08:21  

Muito obrigado pela dica Bruno.

De uns tempos para cá, despertei um interesse muito grande sobre esse assunto e com certeza essa vai ser uma fonte atualizada de informações.

Obrigado por visitar meu blog, espero que tenha gostado.

[Vejo que você possui uma conta no Google, mas quando tento acessar seu perfil, ele não está disponível. Se possível, ative o acesso, assim tenho mais facilidade para trocar informações.]

Bruno Gurgel 6 de maio de 2010 às 15:35  

Mesmo sem te conhecer, fico feliz por ter interesse nestes assuntos. É no mínimo desolador perceber que ainda hoje nossa sociedade pune pessoas que tentam se sobreasair, que buscam conhecimento real. Até em escolas de ensino fundamental vemos isso.
Se quiser trocar informações ou simplesmente conversar sobre o assunto, me mande um email. Acabei de ativar o acesso ao meu perfil. Não sou nenhum especialista mas tenho uma verdadeira paixão pelo conhecimento. Principalmente quando se trata do universo que nos rodeia.

Unknown 11 de maio de 2010 às 09:57  

Teorias e deduções tal como o Bing Bang não são respostas concretas e sim uma forma de responder algumas de muitas perguntas que a ciência não responde!

nascimento 22 de agosto de 2012 às 16:46  

Olá ! Embora seja muito leigo no assunto não deixo de ser um apaixonado pelos mistérios de toda a criação e gostaria muito de saber se tenho alguma rasão em minha colocação,Ex: Assim como a lua gira em torno da terra que por sua vês gira em torno do sol e o sol em torno da via láctea(nossa galáxia ) . A nossa galáxia por sua vês juntamente com outras milhares tambêm não poderia estar girando em torno de um outro núgleo muito mas muito maior ,talvês bilhões de veses maior que a nossa própria galaxia e assim consecutivamente ?

Related Posts with Thumbnails

oucaalto.blogspot.com no linkto Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar aos Favoritos diHITT