29 de ago de 2009

Quais são os treinamentos de tropas de elite mais difíceis do mundo?

  1. Em todas essas unidades, os alunos são levados ao limite durante o período de formação.
  2. Há inúmeras mortes de alunos durante os treinamentos.
  3. O carga psicológica e física do aluno é desgastada a níveis catastróficos.


Existem pelo menos sete cursos de formação de policiais que são reconhecidos internacionalmente pelo grande grau de dificuldade. Dois deles são brasileiros. Um é o curso do Bope, da PM do Rio de Janeiro, que ganhou fama com o filme Tropa de Elite, que mostra o cotidiano de seus integrantes. Outro treinamento brasileiro casca-grossa é o do Gate, da PM de São Paulo. A Swat americana, o GIGN e o Le Raid da França, a Omon da Rússia e a GSG9 da Alemanha completam o grupo das unidades policiais com cursos top de linha. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, co-roteirista de Tropa de Elite, em todas essas unidades os alunos são levados ao limite durante o período de formação. Confira nos quadros detalhes sobre o treinamento das sete tropas.

BOPE (BATALHÃO DE OPERAÇÕES POLICIAIS ESPECIAIS)

De onde é - Tropa da Polícia Militar do Rio de Janeiro

Função - Criado em 1970, é especializado no combate ao crime em favelas

Duração do treinamento - 3 meses e meio

Como é - O primeiro mês é o "inferno", de acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel: "O aluno dorme em média três horas por noite. Toda comida é negociada por alguma atividade. É mais duro do que aparece no filme". Já houve turmas em que só quatro policiais foram aprovados entre cerca de 50 inscritos...

Piores momentos - Uma marcha de 120 quilômetros a cavalo... sem sela! Há ainda um teste de defesa pessoal em que o aluno luta contra até oito oficiais ao mesmo tempo. Já rolaram vários casos de fraturas graves. "Na minha turma, um aluno teve lesão no baço após o teste de defesa pessoal", diz Pimentel. Em 2003 um candidato morreu de frio no treinamento.

GATE (GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS ESPECIAIS)

De onde é - Tropa da Polícia Militar de São Paulo

Função - Existe desde 1989. Atua no resgate de reféns e em rebeliões em presídios

Duração do treinamento - 6 semanas

Como é - Inclui invasão tática, aulas de tiro de precisão e técnicas de negociação com criminosos. "É um treinamento muito puxado fisicamente, mas sem humilhação e mais técnico que o do Bope", diz Rodrigo Pimentel, que fez os cursos dessas duas unidades brasileiras.

Piores momentos - Uma cena famosa do filme Tropa de Elite aconteceu de verdade com Pimentel durante o treinamento no Gate. Seu instrutor no curso destravou uma granada e o mandou segurá-la para se manter acordado. Se ele largasse, a granada explodia! Sofrer torções e escoriações durante os exercícios também é muito comum.

GIGN (GRUPO DE INTERVENÇÃO DA GUARDA NACIONAL)

De onde é - França

Função - O GIGN surgiu em 1974 - dois anos depois do atentado na Olimpíada de Munique - para atuar no resgate de reféns e em casos de seqüestro de aviões

Duração do treinamento - 6 a 8 semanas

Como é - Inclui aulas de artes marciais (como krav-magga) e manuseio de explosivos. É apontado como um dos melhores treinamentos de armas de fogo no mundo, visando paralisar, e não matar, o oponente. Cerca de 10% dos voluntários são aprovados. Mantém programas de intercâmbio com tropas de outros países.

Piores momentos - O mais duro é passar no teste final, que avalia a capacidade do atirador. Além de ser o exercício mais difícil, tem o maior peso na pontuação geral. Desde a fundação do GIGN, sete agentes já morreram nos treinamentos!

GSG9 (GRUPO 9)

De onde é - Alemanha

Função - Criado um ano após o atentado na Olimpíada de Munique de 1972, o GSG9 foi uma das primeiras unidades a surgir para combater terrorismo. Atua também em caça a fugitivos e resgate de reféns

Duração do treinamento - 22 semanas

Como é - O curso inclui operações com aviões e esqui, uso das armas preferidas por terroristas e treinamentos em cooperação com outras unidades de combate ao terrorismo no mundo. De cada cinco candidatos, um é aprovado. Essa unidade ganhou todas as competições do Swat World Challenge, em 2005, uma espécie de olimpíada das tropas de elite.

Piores momentos - A identidade dos agentes da GSG9 é considerada top secret e, por isso, ela é a força que divulga menos detalhes sobre seu treinamento. Mas passar nas provas de tiro não deve ser moleza: os policiais são treinados para sacar e disparar uma arma em no máximo um segundo!

SWAT (ARMAS E TÁTICAS ESPECIAIS)

De onde é - Estados Unidos. Existem diversas equipes da Swat. A mais antiga é a de Los Angeles, criada nos anos 60

Função - Os policiais da Swat são especialistas em entrar em edifícios e fazer o reconhecimento da área. Atuam ainda na prisão de fugitivos

Duração do treinamento - O curso da Swat de Los Angeles dura 30 dias

Como é - O treinamento é semelhante ao de forças militares. De acordo com o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, ele tem menos matérias que o de outras tropas. Isso porque as especializações são feitas posteriormente em temas como armamentos e explosivos.

Piores momentos - Existem muitas atividades físicas puxadas, mas o mais arriscado mesmo são os treinamentos de tiro, que envolvem simulações e muita ação. Já houve pelo menos um caso de morte por tiros acidentais no curso básico e muitos outros em treinamentos para agentes já formados.

LE RAID (PESQUISA, ASSISTÊNCIA, INTERVENÇÃO E DISSUASÃO)

De onde é - França

Função - Unidade de combate ao terrorismo da polícia nacional francesa, criada em 1985, que conta com cerca de 60 membros

Duração do treinamento - 9 meses

Como é - Não é preciso ser um policial para tentar ser aprovado no treinamento do grupo, que inclui aulas de luta (com ênfase no boxe), tiro, pára-quedismo e ações com cães supertreinados - uma das especialidades do Le Raid. Há ainda provas que testam o candidato em situações extremas, como a resistência à claustrofobia. Algumas equipes da unidade também desenvolvem habilidades psicológicas para a negociação com criminosos.

Piores momentos Num dos testes, os aspirantes atravessam um túnel, completamente escuro, enquanto instrutores atiram a menos de 10 centímetros de suas cabeças. Cães são soltos para desorientar os alunos, que são equipados com colete e capacete.

OMON (GRUPO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA POLÍCIA)

De onde é - Rússia

Função - Surgiu em 1979 para cuidar da segurança da Olimpíada de Moscou de 1980. É especialista na solução de seqüestros

Duração do treinamento - 4 meses

Como é - Os candidatos são incentivados a seguir ordens cegamente. Os exercícios enfatizam o combate corpo a corpo e ensinam como lidar com crises em áreas urbanas. Mas há também um lado não tão "elite" da tropa: os agentes do Omon também são treinados para reprimir manifestações

Piores momentos - No teste final, o aluno tem de partir para a agressão contra cinco membros treinados da Omon. Se conseguir ficar de pé por três minutos em cada uma das brigas, é aprovado! A Omon perde oficiais com freqüência por participar de situações de alto risco. Em 2000, 20 policiais foram executados por membros do movimento separatista do território da Chechênia.

Related Posts with Thumbnails

14 Comentários:

jo.O 30 de agosto de 2009 07:00  

Muito bom...

Assim que criar a galeria de Links no meu blog, com certeza estará lá...

Abraços e sucesso!!!

jo.O
www.aowdjow.blogspot.com

Vítor (Admin.) 30 de agosto de 2009 08:05  

Muito bom o post, muito bom mesmo!
Eles devem ser treinados para enfrentar as situações mais extremas, questão de necessidade mesmo...
Parabéns pelo blog...
Ae pessoal faz uma visitinha...
www.mundops.com.br
Vlw

Anônimo 31 de agosto de 2009 01:47  

falta a GOE. e a swat são perfeitos amadores apenas sao conhecidos por causa dos filmes americanizados

Anônimo 31 de agosto de 2009 03:34  

E o GATE do RS???
Não citar este é crime.

Anônimo 31 de agosto de 2009 04:14  

qual a fonte desta pesquisa???????? esquisito SWAT depois do GATE, heheheheheheehheeh

speedporco 31 de agosto de 2009 06:46  

krav maga e com 1 g, e não e arte marcial!!!

augusto 31 de agosto de 2009 07:11  

O problema é usar um cara que passa por esse tipo de treinamento para policiar pessoas comuns, como ocorre aque em Brasília onde o BOPE tem uma patrulha chamada PATAMO.
Esses caras só devem sair dos seus quartéis com ordem específica e em situações irremediaveis , soltar esses caras na rua em uma ronda ostensiva é garantia de desrrespeito a população.

Ricardo 31 de agosto de 2009 07:20  

Gostei do post, mas acho que falta o GOE, vencedor do concurso que referiste.
Continua o bom trabalho. Gostei do tema.

Kra 31 de agosto de 2009 10:20  

UAUUUUU

caraca veei

Anônimo 31 de agosto de 2009 11:14  

E OS OUTROS GRUPOS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DE OUTROS ESTADOS, COMO À RONE-PR, DOFE-MS, TIGRE-SC, A ESQUECI, BRASIL É SÓ RIO E SÃO PAULO E OS LADRÕES DE BRASÍLIA.

Anônimo 31 de agosto de 2009 14:12  

por favor me segue no teitter

FeliN0 é zero e naum O é

FeliN0321456987

Anônimo 31 de agosto de 2009 16:33  

e os grupos de opeações especias do exército. Bope é lixo perto dos Comando ou até mesmo Guerra na selva, cursos mtu mais longos técnicos e desgastantes. Comandos aprendem técnicas de tortura passando pelas tais. Depois q concluem o curso (pouquissmos conseguem)tem q passar um bom tempo no psicólogo com readaptamento a sociedade.

Anônimo 1 de setembro de 2009 08:17  

faltou concerteza o comandos.. se estudar a fundo saberam que a primeira turma do BOPE foi formadas pelo comandos do brasil

Anônimo 29 de outubro de 2009 11:12  

Bom esses agentes do bope,swat,gsg9 e outros estuda e vai fazer treinamento pra arriscar levar um tiro ou uma explosão.Legal a materia, mas faltou a parte dos que entra pro crimi por causa de uma vida em barraco vendo a mãe apanhando do pai bebado ou drogado uma vida de tordura desde criança.Passando todo tipo de testes nas ruas das grandes e pequenas cidades do Brasil controladas por politicos e policiais corruptos e TRAFICANTES ISSO SIM È TREINAMENTO. Queria ver um agente desses passar um final de semana aqui na nossa realidade,ai sim ele passava no teste.

Related Posts with Thumbnails

oucaalto.blogspot.com no linkto Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar aos Favoritos diHITT