De quem é a voz da chamada a cobrar?
A dona da voz é a locutora paulista Patrícia Godoy. Toda vez que você liga para alguém a cobrar, ouve a mensagem "chamada a cobrar: diga seu nome e a cidade de onde está falando". Quem está do outro lado da linha, recebendo a ligação, ouve "chamada a cobrar: para aceitá-la, continue na linha após a identificação". As duas mensagens foram gravadas com a voz de Patrícia, que você vê na foto abaixo.
Apesar de ser formada em piano clássico, educação física e laboratórios médicos, Patrícia trabalha como atriz desde os 15 anos, quando começou a fazer comerciais, gravar jingles e dublar vozes. A dona da voz também já fez novelas e apresentou telejornais no SBT. Agora sua principal ocupação é como locutora de comerciais. "Meus amigos já até sabem quando um comercial tem a minha voz", diz. A chamada a cobrar automática (com a discagem do 9 na frente do número) existe no Brasil desde 1984. Antes, dava um trabalhão: o usuário tinha que ligar para a telefonista, que então fazia a ligação. Hoje, quando alguém recebe uma chamada a cobrar, tem seis segundos para decidir se a aceita ou não - é nesse intervalo que entra a mensagem com a voz da locutora. Depois desse período, a ligação começa automaticamente a ser cobrada.
5 Comentários:
Muito interessante o artigo. Você fala no post da Patrícia Godoy, só o que o vídeo linkado é com a Vanessa Calheiros (possivelmente sejam coisas distintas, mas gera uma certa confusão em relação ao post). De qualquer forma: parabéns!
sua fdp! sempre quis te xingar toda!
concordo com a mensagem de cima, fiquei esperando ela aparecer e nada.
Sim, junto com a Gina é a pessoa anônima mais presente na vida das pessoas.
Só que a Vanessa Calheiros não é a moça da telefônica, além dos trabalhos mencionados na reportagem, ela é locutora da rádio Alpha 101.7 de SP.
Postar um comentário