Ainda quer ser um astronauta?
Acho que todos nós já sonhamos em viajar para o espaço. Porém nunca paramos para pensar nas reações que o nosso corpo têm ao ir para um lugar tão diferente:
- Praticamente todos as astronautas sentem enjôos, causados principalmente pelo conflito das informações visuais com as que são fornecidas pelo ouvido interno. Em adição a isso sentem náuseas e tonturas.
- Na ausência de peso, os fluidos sobem, causando congestão nasal e inchaço no rosto; os ossos perdem cálcio, e pedras são formadas nos rins; o corpo sofre atrofia muscular, deixando o intestino mais lento e encolhendo o coração.
- A ausência de pressão na espinha em gravidade zero faz com que a maioria dos viajantes espaciais cresçam em até duas polegadas.
- Viajar para o espaço cura o ronco. Um estudo feito em 2001 mostrou que os astronautas que roncavam na Terra, não o faziam no espaço.
- Astronautas dormem mal, o sol nasce 16 vezes ao dia causando muito stress no ritmo circadiano deles.
- Se você for exposto ao vácuo e não estiver vestindo a roupa espacial, a descompressão causaria uma ruptura de seus pulmões; a água na língua, no nariz e nos olhos, “ferveriam”. Ao contrário do que diz Hollywood, você não explodiria. A ausência de oxigênio no sangue é que lhe mataria, em cerca de dois minutos.
- Os astronautas podem temperar seus alimentos com sal e pimenta em forma líquida. Se fossem em grãos, eles flutuariam, fazendo cócegas no nariz e nas vias respiratórias.
- Para usar o vaso sanitário do Ônibus Espacial, os astronautas precisam posicionar-se precisamente no centro do acento. Durante o treinamento, os astronautas usam uma versão especial do vaso com uma câmera acoplada para que aprendam corretamente.
- Astronautas que voltam do espaço dizem sentir extrema dificuldade em mover os braços e pernas logo após tocar a aterrissagem, esta é uma das razões pelas quais eles chamam isso de “segundo nascimento”.
- Alguns astronautas que ficaram muito tempo no espaço disseram que a coisa mais difícil na terra é se reajustarem a soltar as coisas e elas caírem.
- Dezoito pessoas morreram em missões espaciais, mas nunca no espaço, as mortes ocorreram em decolagens ou pousos.
Deve ser realmente fantástico estar no espaço...
__________________________________________________________________________________Via: Tô na Folga
2 Comentários:
nossa, destruiu o sonho da criançada!
ahsuhauhshauhs
se bem que pra mim crescer até 2 polegadas seria legal =P
Não é a toa que somente os caras que são 'the best of the best of the best' é que conseguem seguir essa carreira... Eu encararia todo esse desconforto para ir 'lá fora', mas nasci no Brasil...
Postar um comentário