8 de abr. de 2010

Ainda quer ser um astronauta?

Acho que todos nós já sonhamos em viajar para o espaço. Porém nunca paramos para pensar nas reações que o nosso corpo têm ao ir para um lugar tão diferente:

  • Praticamente todos as astronautas sentem enjôos, causados principalmente pelo conflito das informações visuais com as que são fornecidas pelo ouvido interno. Em adição a isso sentem náuseas e tonturas.
  • Na ausência de peso, os fluidos sobem, causando congestão nasal e inchaço no rosto; os ossos perdem cálcio, e pedras são formadas nos rins; o corpo sofre atrofia muscular, deixando o intestino mais lento e encolhendo o coração.
  • A ausência de pressão na espinha em gravidade zero faz com que a maioria dos viajantes espaciais cresçam em até duas polegadas.
  • Viajar para o espaço cura o ronco. Um estudo feito em 2001 mostrou que os astronautas que roncavam na Terra, não o faziam no espaço.
  • Astronautas dormem mal, o sol nasce 16 vezes ao dia causando muito stress no ritmo circadiano deles.
  • Se você for exposto ao vácuo e não estiver vestindo a roupa espacial, a descompressão causaria uma ruptura de seus pulmões; a água na língua, no nariz e nos olhos, “ferveriam”. Ao contrário do que diz Hollywood, você não explodiria. A ausência de oxigênio no sangue é que lhe mataria, em cerca de dois minutos.
  • Os astronautas podem temperar seus alimentos com sal e pimenta em forma líquida. Se fossem em grãos, eles flutuariam, fazendo cócegas no nariz e nas vias respiratórias.
  • Para usar o vaso sanitário do Ônibus Espacial, os astronautas precisam posicionar-se precisamente no centro do acento. Durante o treinamento, os astronautas usam uma versão especial do vaso com uma câmera acoplada para que aprendam corretamente.
  • Astronautas que voltam do espaço dizem sentir extrema dificuldade em mover os braços e pernas logo após tocar a aterrissagem, esta é uma das razões pelas quais eles chamam isso de “segundo nascimento”.
  • Alguns astronautas que ficaram muito tempo no espaço disseram que a coisa mais difícil na terra é se reajustarem a soltar as coisas e elas caírem.
  • Dezoito pessoas morreram em missões espaciais, mas nunca no espaço, as mortes ocorreram em decolagens ou pousos. 
 

Deve ser realmente fantástico estar no espaço...
__________________________________________________________________________________
Via: Tô na Folga

                    

Related Posts with Thumbnails

2 Comentários:

@barangurte 9 de abril de 2010 às 08:21  

nossa, destruiu o sonho da criançada!
ahsuhauhshauhs

se bem que pra mim crescer até 2 polegadas seria legal =P

Anônimo 14 de abril de 2010 às 09:05  

Não é a toa que somente os caras que são 'the best of the best of the best' é que conseguem seguir essa carreira... Eu encararia todo esse desconforto para ir 'lá fora', mas nasci no Brasil...

Related Posts with Thumbnails

oucaalto.blogspot.com no linkto Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar aos Favoritos diHITT