31 de mar de 2010

LHC promove as primeiras colisões de partículas da história e é considerado o maior experimento da física de todos os tempos

Cientistas anunciaram ter conseguido nesta terça-feira (30) às 8h06, pela primeira vez, a colisão de feixes de prótons no acelerador gigante de partículas LHC. Estima-se que foram gastos mais de 3 bilhões de euros no projeto.


O maior experimento científico do mundo consiste em colidir partículas no nível mais alto de energia já tentado, recriando as condições presentes no momento do Big Bang, que teria marcado o nascimento do universo, 13,7 bilhões de anos atrás. Os objetivos do experimento são bastante ambiciosos: a principal delas é encontar uma partícula denominada bosón de Higgs, que explicaria como todas as coisas do universo possuem massa. Também será possível investigar se há outras dimensões espaciais além das três conhecidas e estudar como a evolução do cosmo deve ter começado.


O Grande Colisor de Hádrons (LHC), situado em um túnel subterrâneo circular de 27 quilômetros de extensão sob a fronteiro franco-suíça, começou a circular partículas em novembro passado, depois de ser fechado em setembro de 2008 por causa de superaquecimento.


A experiência teve sucesso depois de duas tentativas frustradas durante a madrugada. De acordo com os pesquisadores, ela abre portas para uma nova fase da física moderna, ajudando a responder muitas perguntas sobre a origem do universo e da matéria.


As colisões múltiplas a uma energia recorde (7 trilhões de eletronvolts) criam "Big Bangs em miniatura", produzindo dados que milhares de cientistas passarão anos futuros analisando.


Acelerar prótons a 7 trilhões de eletronvolts significa que eles correm a 99,99% a velocidade da luz (cerca de 300 mil km por segundo), ou 11 mil voltas por segundo no megatúnel de 27 km.
___________________________________________________________________________________

Participe deixando-nos o seu comentário, sugestão ou dúvida e não se esqueça de subscrever os nossos Feeds para se manter a par de novos artigos aqui no OuçA AltO!

Não sabe o que são Feeds? Clique aqui e aprenda simples e rápido!

Participe também da nossa comunidade no Orkut!

Related Posts with Thumbnails

1 Comentários:

Anônimo 1 de abril de 2010 15:16  

nunca pensei que iríamos conseguir isto...

estamos perto de descobrir a origem do universo!

Related Posts with Thumbnails

oucaalto.blogspot.com no linkto Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar aos Favoritos diHITT