7 de fev de 2010

A origem do baralho

Poucos sabem  que por trás de algo tão simples, existe muita história e simbolismo.


O coringa foi uma inovação americana. Alastrou-se para a Europa juntamente com o pôquer. Apesar da figura lembrar um bobo-da-corte, acredita-se que não exista relação, até pela origem distinta. Não são usados em muitos jogos, e frequentemente são utilizados como propaganda do logotipo do fabricante.

No século 20, com a invenção de um método para cobrir as cartas de papel com uma camada plastificada, este tipo de baralho tornou-se o dominante até os dias de hoje, com uma durabilidade acentuada. Cartas inteiramente feitas de plástico foram desenvolvidas, e duram ainda mais.
____________________

O mais impressionante de tudo é que o baralho apresenta simbologia religiosa, astrológica e metafísica:

- 13 cartas por naipe, mesmo número de ciclos lunares em um ano.

- Preto e vermelho simbolizam dia e noite.

- 52 cartas no total (sem os coringas), representam o número de semanas em um ano.

- 4 naipes correspondendo às 4 estações do ano.

- Se todos os valores das cartas forem somados, mais um (que se atribui a um coringa solo), o resultado é 365, mesmo número de dias no ano.

- Até 1960 nos EUA, a marca no Às de espadas era prova de pagamento de uma taxa do governo. Hoje em dia, o Às de espadas é uma espécie de garantia nos baralhos americanos. Se o seu baralho tiver algum defeito, basta mandar as cartas defeituosas e o Às de espadas para o fabricante e ele te repõe.

- Os Valetes de Espadas, Copas e o Rei de Ouros são desenhados em perfil, ao contrário das outras cartas. São chamados de “one-eyed” (caolhos).

- O Rei de Copas é desenhado com uma espada atravessando por trás de sua cabeça e o machado do Rei de Ouros está atrás de sua cabeça, apontado para ele. Motivos pelos quais são chamados de “reis suicidas”.

- O Rei de Ouros é o único armado com um machado, todos os outros reis têm espadas. Alguns o chamam de “o cara com o machado”.

- A Dama de Espadas é a única que segura um cetro, as outras seguram flores.

- O Rei de Copas é o único rei sem bigode. Isto é atribuído a falha na impressão dos baralhos mais antigos, pois acredita-se que originalmente ele teria bigode.

- Designs mais antigos e outros diferentes ainda predominam em certas regiões européias como Alemanha, Hungria, Espanha, Itália e Romênia.
___________________________________________________________________________________

Participe deixando-nos o seu comentário, sugestão ou dúvida e não se esqueça de subscrever os nossos Feeds para se manter a par de novos artigos aqui no OuçA AltO!

Não sabe o que são Feeds? Clique aqui e aprenda simples e rápido!

Participe também da nossa comunidade no Orkut!

Related Posts with Thumbnails

0 Comentários:

Related Posts with Thumbnails

oucaalto.blogspot.com no linkto Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar aos Favoritos diHITT