23 de nov. de 2009

Descoberta grande quantidade de água na Lua!

A NASA confirmou que existe água gelada em grandes quantidades no pólo sul da Lua. A agência espacial norte-americana analisou os últimos dados da missão que levou o satélite LCROSS a despenhar-se a grande velocidade na grande cratera Cabeus, no dia 9 de Outubro.
Esta depressão localizada no pólo sul da Lua está permanentemente na sombra, numa região onde a temperatura nunca sobe acima dos 170 graus negativos. O violento impacto do LCROSS na Cabeus provocou um jato de vapor de 1,6 km de altura equivalente a mais de cem litros de água.



Antes de deixarem de funcionar, os sensores da nave (espectrómetros de infravermelhos e ultravioletas) detectaram vapor de água e gelo. “Não encontramos apenas um pouco de água mas uma quantidade significativa”, afirmou Anthony Colaprete, cientista chefe desta missão.

Em todo o caso, Colaprete ressalvou que “a concentração e distribuição da água no solo lunar requer mais análises e a plena compreensão dos dados da LCROSS vai levar algum tempo”.

A nave Lunar Reconnaissance Orbiter, que acompanhou esta missão, vai aliás continuar em órbita à volta da Lua a fotografar e enviar dados sobre o impacto na cratera Cabeus.

A primeira evidência de água gelada na Lua veio da missão norte-americana da nave Clementine, em 1994, que calculou que a área do nosso único satélite natural sempre à sombra no pólo sul devia atingir os 14 mil km2.

Com os novos dados da nave Lunar Prospector, lançada em 1998, os cientistas da NASA estimaram que a quantidade de gelo no solo lunar se poderia situar entre um e três quilometros cúbicos, com uma concentração de 900 gramas por tonelada de solo.

Missões posteriores dos EUA, Europa, Japão e China analisaram também a presença de água na Lua. Mas foram os dados da nave indiana Chandrayaan-1 e da sua Moon Impact Probe, lançada sobre a cratera Shackleton no pólo sul da Lua em 14 de Novembro de 2008, que trouxeram mais novidades.

Com efeito, esses dados foram analisados pela NASA, que confirmou a 25 de Setembro de 2009 a existência de água em vastas áreas da superfície da Lua, embora em concentrações reduzidas.



A confirmação da presença de água na Lua em quantidades apreciáveis é fundamental para tornar viável, no futuro, a existência de uma ou mais bases permanentes no único satélite natural da Terra. A água poderia ser usada para consumo humano e para o fabrico de combustível.
____________________________________________________________________________________

Participe deixando-nos o seu comentário, sugestão ou dúvida e não se esqueça de subscrever os nossos Feeds para se manter a par de novos artigos aqui no OuçA AltO!

Não sabe o que são Feeds? Clique aqui e aprenda simples e rápido!

Participe também da nossa comunidade no Orkut!

Related Posts with Thumbnails

1 Comentários:

Anônimo 23 de novembro de 2009 às 11:27  

Olá amigo, tudo bem?
Aquele vídeo do cara arrebentando o rosto depois de um salto eu ví foi aqui no seu blog. Repare lá na minha postagem que embaixo do vídeo eu indiquei seu blog como fonte do vídeo.
Obrigado pela visita e eu também gostaria de saber se ele sobreviveu ou não.
Quando se é adolescente a coragem supera os perigos e acaba aconteçendo fatos como aquele.
Abraços!

Related Posts with Thumbnails

oucaalto.blogspot.com no linkto Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar aos Favoritos diHITT