24 de ago de 2009

Um tiro dado para cima pode ferir alguém?

  1. Depende do ângulo e do desenho da bala.
  2. Um calibre 38 apontado a 90º graus dificilmente mata, já um fuzil AR-15...
  3. Apontado a 5º graus a bala percorre até 500 metros, dificilmente não acerta algum desavisado.


Depende do ângulo em que a arma é apontada, mas uma bala caída do céu pode até matar! No caso de um tiro dado precisamente para cima, num ângulo de 90 graus, o projétil pode machucar, mas dificilmente matar. É que, por causa da resistência do ar, a bala volta a uma velocidade menor que aquela da hora do disparo. O pipoco de uma arma comum, como um revólver calibre 38, chega ao solo a cerca de 250 km/h – abaixo dos 350 km/h, o mínimo necessário para perfurar o tecido humano. Mas, dependendo do desenho da bala, não tem escapatória. “Para um projétil com aerodinâmica parecida com a de uma bala de fuzil AR-15, a velocidade de impacto será superior a 350 km/h, mesmo no tiro vertical”, diz o professor Sérgio Morelhão, do Instituto de Física da USP. Nesse caso, a saída é andar com um guarda-chuva de aço!

SAI DE BAIXO!
Veja o estrago causado por disparos de uma arma calibre 38 em diferentes inclinações

No tiro dado exatamente para cima, num ângulo de 90 graus, a bala sai do trezoitão a quase 1 050 km/h.Assim que sai do cano, a bala começa a desacelerar, por causa da força da gravidade e da resistência do ar, até atingir velocidade zero – a cerca de 720 m de altura –, quando começa a cair. É difícil prever o ponto de chegada do balaço. Isso ocorre porque o vento altera a trajetória do projétil, que pode cair a dezenas de metros do local do disparo. Durante a queda, a resistência do ar segura o tranco, impedindo que o pipoco chegue ao solo com a mesma velocidade com que saiu. Cerca de 25 segundos após o disparo, a bala volta, a uns 250 km/h. Não é um valor letal – ou seja, acima dos 350 km/h –, mas o baque é forte e pode até matar!

SAI DA FRENTE!
Se o disparo for dado a 45 graus, a velocidade final será de cerca de 230 km/h – inferior aos mortais 350 km/h. Mas, nessa inclinação, o risco de o balaço atingir alguém enquanto sobe a toda é maior.

LIMITE MORTAL
No tiro dado com a arma a cerca de 5 graus, não tem saída: o projétil chega ao solo com velocidade letal. Isso depois de percorrer até 500 m. Ou seja, dificilmente não vai pegar algum desavisado pelo caminho...

Related Posts with Thumbnails

3 Comentários:

Anônimo 25 de agosto de 2009 16:21  

q absurso! obvio q mata! o corpo de uma crianca nao resiste ao balaco a esta veloc. tampouco o fato de a bala nao perfurar o organismo, nao signifique q a pancada da bala nao cause ferimentos mortais. ferimentos no rim e figado, causados acusam ruptura das capsulas fibrosas que o envolvem, acarretand em hemorragia interna...

Anônimo 25 de agosto de 2009 17:03  

esse cara da moto fez bem
bando de nego folgado esses cara que fica no mei oda rua.
toma no cu desses vagabundo

Anônimo 26 de agosto de 2009 18:27  

Putz... sempre quis saber isso rsrsrs...
Quanto ao vídeo, o kra não tá certo em sacar a armar e sair atirando, mas bem que aqueles vagabundos mereceram um susto -.-"

Related Posts with Thumbnails

oucaalto.blogspot.com no linkto Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar aos Favoritos diHITT